"Reencontro Com O Passado" | Review

fevereiro 10, 2025


Reencontro Com O Passado é um livro de Nora Roberts que começa por nos levar ao passado para conhecermos o episódio em que Elizabeth Fitch, filha de uma mãe controladora e obsessiva, decide rebelar-se e deixar-se levar pelas loucuras de uma noite, bebendo e permitindo que um estranho sedutor, com sotaque russo, a leve até uma casa isolada. O que aconteceu nessa noite mudou a sua vida para sempre.


No presente, doze anos mais tarde, a mulher conhecida como Abigail Lowery vive nos subúrbios de uma pequena cidade. É programadora informática, desenha sistemas de segurança e complementa a sua própria segurança com um cão de aspeto feroz e algumas armas de fogo. É reservada, misteriosa e nada revela da sua vida. Só que toda essa aura misteriosa e essa reserva só intrigam Brooks Gleason, o chefe da polícia, que decide tentar entrar na vida desta mulher. A lucidez e opiniões frias e sem romantismo de Abigail deixam-no fascinado, mas também um pouco frustrado. Ele suspeita que Abigail se esconde de alguém e as táticas de defesa que usa ocultam uma história que urge ser revelada.



Este livro veio parar cá a casa por acaso: quando encomendei o livro Sei O Teu Nome, da Rute Dias, em pré-venda, este veio "de oferta". Apesar de conhecer o sonante nome de Nora Roberts, creio que nunca tinha lido nada dela. Sabia que era autora de romances e confesso que a capa deste livro me deixou muito a desejar e com uma ideia pré-concebida do que poderia encontrar - talvez por isso tenha adiado a sua leitura. Quando li a sinopse, percebi que talvez estivesse errada, o que vim a comprovar - apesar de ser um romance, este livro foge um bocadinho dos clichés e aquela capa horrível pouco tem a ver com a história no seu interior (eu sei que não se julga um livro pela capa).


Gostei imediatamente da premissa inicial do livro e fiquei cativada logo nas primeiras páginas. Achei muito importante a forma como a autora descreveu a forma horrível como Elizabeth era tratada pela mãe e como, mais tarde na história, isso teve impacto na pessoa que ela se tornou. Gostei também muito da dinâmica entre a Abigail e o Brooks, a forma como ele consegue "desconstruí-la" um bocadinho e como ela é racional e literal em tudo o que diz e faz. Achei, contudo, que houve alguns diálogos um bocadinho estranhos e constrangedores entre eles, embora não saiba se isso se deve realmente à escrita da autora ou à tradução. 


A relação dos dois desenvolve-se e evolui de forma muito rápida, o que, por um lado, eu não adoro, mas, por outro lado, percebo que faça sentido no tipo de pessoa que o Brooks é e no impacto que acaba por causar na vida da Abigail. Gostei também de podermos ir acompanhando o que se passa na pequena vila e conhecendo um pouco da vida dos intervenientes. Acho que a história se desenrola a um bom ritmo e não se torna chata ou maçadora, o que faz com que a leitura seja rápida e simples.



A minha principal crítica reside no final, porque sinto que foi demasiado apressado para a quantidade de coisas que aconteceu. Acho que a autora quis que tudo se desenrolasse rapidamente até chegar ao desfecho pretendido e eu gostava de ter lido os acontecimentos de forma mais detalhada - mas isto até pode ser uma opinião muito pessoal e haver outras pessoas com opiniões distintas. Eu gostaria de ter tido um pouco mais de detalhe no desenrolar da ação.


De forma global, gostei muito do livro, é fácil e rápido de ler, tem um bom ritmo e a história é cativante. Não é um romance demasiado lamechas ou cliché e ter a parte de crime à mistura ajuda bastante, por isso recomendo a leitura, se forem fãs deste tipo de livros.

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.