"Doidos por Livros" | Review

fevereiro 28, 2025


Em Doidos por Livros, de Emily Henry, conhecemos Nora, uma agente literária que vive para os livros e defende os seus escritores apaixonadamente. Nora adora a sua profissão e não se imagina a viver noutro sítio que não Nova Iorque. O que ela não adora é a sua vida amorosa, recheada de falhanços, por não se conformar com o papel de namorada dócil e caseira. Quando a sua irmã mais nova, Libby, lhe propõe uma viagem a duas, Nora acaba por aceitar. Sunshine Falls é uma amorosa vila na Carolina do Norte, cenário do bestseller do momento, de uma escritora agenciada por Nora, mas está longe de ser o seu destino de férias ideal. Contudo, Libby escolheu esta mudança radical de cenário propositadamente para incentivar a irmã a viver a vida de forma real e autência e não apenas através do seu trabalho e dos livros. Durante um mês, Libby fará de tudo para que Nora seja a protagonista da sua própria história. 


Contudo, em vez de piqueniques em prados, encontros casuais com um atraente médico de província ou um carpinteiro escultural, Nora está sempre a dar de caras com Charlie - o seu inimigo número 1, um famoso editor literário com o dom de publicar bestselllers, que teve a lata de recusar um dos seus livros, uns anos antes. Nora não é nenhuma heroína e Charlie também está longe de ser um herói, mas à medida que continuam a esbarrar um no outro - numa série de coincidências típicas dos melhores romances -, o que descobrem sobre si próprios supera, de longe, a ficção.



Apesar de já ter ouvido falar imenso dos livros desta autora e de ter um feedback muito positivo, ainda não tinha lido nada seu e achei que este me parecia o livro perfeito para começar: um livro sobre pessoas que adoram livros, tem tudo para ser incrível. E foi! Gostei imenso do livro e não conseguia parar de o ler - li a última metade numa só noite, para terem noção. Agora só quero devorar tudo o que a autora já tem publicado, porque fiquei muito fã da sua escrita. 


Gostei muito das diferentes temáticas abordadas no livro, desde a relação entre irmãs e a complexidade das relações familiares, ao impacto que os traumas da nossa infância têm na nossa vida adulta e à dificuldade de algumas pessoas se darem a conhecer realmente a outra, por medo de serem uma desilusão. Acho que, embora tenha a sua parte de romance e cliché (na dose certa), este livro vai além disso e leva-nos numa jornada em que Nora acaba por se conhecer melhor a si própria, à sua irmã e em que descobre que talvez seja capaz de voltar a amar realmente alguém. Nesta viagem por Sunshine Falls, temos direito a um small town romance um bocadinho diferente do habitual, com um leve toque de enemies to lovers e slow burn, muitas revelações, drama e comédia, numa leitura leve e viciante.



Como já disse, fiquei fã da escrita da Emily Henry, porque eu acho que é super cativante, apesar de simples e sem grandes floreados - por isso, já perceberam que, obviamente, recomendo imenso. Estou mesmo muito curiosa para ler mais livros dela! Se já tiverem lido livros desta autora, deixem-me as vossas recomendações!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.