"Por Amor a Madalena" | Review

agosto 19, 2024

Um dos meus objetivos para 2024 é ler mais autores portugueses, conhecer mais daquilo que se faz (e muito bem) no nosso país e apoiar autores mais pequenos, que estão a começar a sua carreira. Por isso mesmo, assim que vi que a Lara Fresco (do bookstagram @zon_aliteraria) ia lançar um livro, ainda por cima passado na minha cidade e em que abordava um pouco das suas tradições académicas, decidi encomendar logo na pré-venda e li-o mal chegou cá a casa.



Por Amor a Madalena leva-nos a conhecer a história de Madalena e Bernardo, que são namorados desde a adolescência e, portanto, o primeiro amor um do outro. Madalena e Bernardo estiveram ao lado um do outro nos melhores e piores momentos da vida de cada um e construíram as suas personalidades em conjunto, jurando amor eterno. Pelo menos, até ao momento em que ele lhe bateu pela primeira vez. Desde esse momento, Madalena passou a viver num transe do qual não sabe como sair. Vive refém daquele amor que a sufoca, mas que é o único que conhece. É na cidade dos estudantes que Madalena descobre a vontade que lhe faltava para se reinventar e conhecer-se realmente. Contudo, Bernardo está determinado em mantê-la dentro daquela bolha de agressão e pressão psicológica, da qual Madalena não é capaz de escapar. Coimbra terá um papel muito importante no futuro desta relação e de Madalena. Será que tudo é justificável quando dizemos que é feito por amor?


Sabia de antemão os temas que iriam ser abordados neste livro e acho que são muito pertinentes, porque a violência doméstica é, infelizmente, um tema recorrente na nossa sociedade e a violência no namoro/ na adolescência é um bocadinho "negligenciada" na minha opinião, mas acontece muito e é importante estarmos alerta para todos os sinais. Porque a verdade é que, logo desde o início da relação da Madalena e do Bernardo, as red flags estavam todas lá, mas a Madalena decidiu ignorá-las, dando desculpas esfarrapadas para o comportamento do Bernardo e aceitando os sucessivos pedidos de desculpa. É importante também vermos esse lado e acompanharmos todo o processo de "aceitação" da Madalena, em que ela toma realmente consciência de tudo aquilo está errado, embora ela não saiba como sair daquele buraco escuro.

 


A autora conseguiu a proeza de me fazer odiar o Bernardo desde o primeiro segundo, talvez por saber mais ou menos qual seria o desfecho, nunca consegui "confiar" nele. Por outro lado, e sem querer dar spoiler, o Rodrigo conquistou-me logo na sua primeira aparição e fiquei a sonhar com um daqueles na minha vida (estudei em Coimbra e, infelizmente para mim, não conheci nenhum Rodrigo). A Madalena é uma daquelas personagens que me deixa na dúvida entre gostar dela ou irritar-me, mas acho que, para quem está de fora, é sempre complicado compreender as atitudes de uma pessoa que passa por uma experiência como aquela que a Madalena vive, sobretudo quando ainda se é tão jovem. 


Apesar de ter gostado muito da história do livro e de ter ficado a ansiar por saber qual o desfecho depois daquele final (que me deixou sem respirar e ansiar pelo segundo livro), confesso que, em certos momentos, a escrita da autora não me convenceu a 100%, por sentir que acaba por ser demasiado "banal" tendo em conta a densidade da história que está a contar. Contudo, acho que, sendo o seu primeiro livro, me parece um excelente ponto de partida e acho que tem imenso potencial para melhorar e eu estarei aqui para ler o próximo, porque preciso mesmo de saber o que vai acontecer! 



Recomendo este livro, sobretudo, a jovens que estejam na fase da adolescência / início da faculdade, porque acho que será fácil identificar-se mais com a Madalena e algumas das situações que ela vive. Acho, no entanto, que o tema abordado no livro é mesmo importante para toda a gente, por isso se a premissa vos agradar, aconselho a lerem!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.