Favoritos de Julho


Julho é o mês dos dias longos de verão e, embora o S. Pedro parece ter-se esquecido disto, fomos premiados com alguns dias de bastante calor. Foi um mês de muita coisa a acontecer, muita correria e dias preenchidos, mas também de muitas coisas boas para eu partilhar convosco aqui, hoje. 


O mês começou com dois jantares de família, para celebrar o aniversário do meu pai e do meu sobrinho, e isso é só uma das minhas coisas favoritas da vida: mesa com muita e boa comida, conversas e gargalhadas que duram horas. Sou mesmo uma sortuda com a família que tenho e estes momentos entram sempre nos meus favoritos do mês!



Depois, aproveitei a tarde do feriado da cidade de Coimbra, 4 de julho, para ir até à Figueira da Foz e que bela tarde de praia que foi! Sol, calor, sem vento, uns bons mergulhos - a receita perfeita para recarregar baterias. Nesse dia, ainda fui assistir a um dos concertos gratuitos das Festas da Cidade - Tiago Bettencourt com a Orquestra Clássica do Centro, no Jardim da Sereia. Além da voz incrível do Tiago, a junção com a Orquestra e o cenário incrível criaram um espetáculo muito bonito. Ainda no âmbito das Festas da Cidade, dei um saltinho à típica Feira Popular (embora curto, porque foi numa noite fria) para comer as também típicas e sempre deliciosas Farturas da Tânia (sim, eu vou para comer farturas e não para andar nos carrosséis).


Junho acabou com a minha fiel Mi Band 5, que me acompanhou nos últimos 3/4 anos, a estragar-se e, por isso, a compra de julho foi um Redmi Watch 3 Active que me tem acompanhado ao longo de todo o mês e que adoro, tanto esteticamente como a nível de funcionamento.



Neste mês, fui conhecer dois restaurantes novos e que não podia deixar de mencionar aqui porque foram duas experiências bastante boas. O primeiro é o Café Zero21, que fica no parque da Mealhada. O ambiente é descontraído, com petiscos, hambúrgueres e pizzas na ementa. Comi o hamburger da casa e não me arrependi nada: super saboroso e notava-se que era 100% caseiro, por isso recomendo imenso. Fui também conhecer a Petisqueira Navegadores, em Coimbra. Provei vários dos petiscos e estavam bastante saborosos - só achei que o serviço foi um bocadinho demorado, mas quero acreditar que foi porque éramos um grupo grande. 



Ainda falando de sítios que conheci durante este mês, tive duas atividades dos escuteiros que me levaram a dois locais que nunca tinha visitado e que gostei bastante: o primeiro é a Piscina Natural de Ançã, um sítio muito agradável para passar um dia de verão (em família ou com amigos), apesar da água bem fria; e outra atividade foi no Santuário da Senhora de Chão de Calvos, um espaço também muito bonito, com direito a ida até Falgarosa do Maio para dar um mergulho no rio.




Numa bela tarde de sábado de julho, deu também para juntar amigas à volta de uma piscina, com comidinha, boas fofocas e conversa sobre livros - mais uma reunião do nosso bookclub, que terminou com mais um jantar de amigos. Estes dias dão-me anos de vida e recarregam-me energias e fico feliz por 2024 estar a ser um ano com alguns dias destes para recordar.



Passemos agora à parte "cultural" do meu mês de julho... E comecemos por falar das séries que vi. Acabei a 11ªtemporada de Chicago PD (que tinha pendurada há umas semanas), comecei a ver a 17ªtemporada de Mentes Criminosas (que está verdadeiramente macabra, o que eu adoro), vi Maxton Hall (que partilharei a minha opinião em breve) e ainda comecei a ver My Lady Jane (que tem sido uma boa série para relaxar).


Comecei a ouvir um novo podcast, o Vou Gravar O Teu Nome Na Minha Rua, da Rádio Comercial, em que o Jimmy P entrevista algumas mulheres que ele considera, de certo modo, exemplos no nosso país. Ainda não ouvi todos os episódios, mas têm sido conversas muito agradáveis e tenho gostado imenso de conhecer melhor algumas pessoas das quais sabia pouco ou nada.



Em termos literários, julho foi o mês em que alcancei o meu objetivo de leitura para 2024 - o que me deixou satisfeita comigo própria, porque reafirma aquilo que já achava: que tenho lido bastante este ano e bons livros. No mês que findou, acabei Retrato de Uma Espia, do Daniel Silva; li A Seleção, de Kiera Cass; li Bairro das Cruzes, da Susana Amaro Velho; e li ainda Fogo Selvagem - Wildfire, da Hannah Grace. Três livros bastante diferentes entre si, mas que se revelaram todos boas leituras. Para terminar, ainda falando de leitura mas sem falar de livros, descobri uma conta de Instagram que tem feito os meus dias com os seus posts engraçados e altamente relatable sobre livros - @booksofbrilliance. Se são fãs de livros, sigam que não se vão arrepender.


E assim terminou julho... Um mês bem cheio, mas com muitos momentos felizes. Que venha Agosto também com muitas coisas boas e novas memórias para serem criadas!


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.