Mudança de rotina: como reaprender a gerir o tempo? | 6 Dicas

julho 29, 2024

Este ano, mudei de emprego e com essa mudança veio uma adaptação a novos horários e, no fundo, a criação de uma nova rotina. Passei de ter um horário fixo de 7 h, em que ou trabalhava de manhã (até ao início da tarde) ou tinha a manhã livre e trabalhava a tarde toda (até ao início da noite), para passar a ter um horário que não é igual todos os dias, dias em que trabalho mais horas do que outros, que acaba por me ocupar a manhã toda e a tarde toda. E esta mudança não foi fácil de encaixar para mim, porque eu sentia que deixei de ter tempo livre para mim (welcome to adult life) e para fazer outras coisas - eu chegava a casa e sentia que não me apetecia fazer nada (ainda não estou a 100%  nessa parte, mas estou a tentar aprender a gerir isso melhor). Tenho a sorte de viver em casa dos meus pais e, por isso, ter a vida facilitada quanto às tarefas domésticas (não tenho tantas coisas para fazer nesse campo), mas esta mudança de rotina e de horários criou-me algumas dificuldades na gestão do meu tempo e obrigou-me a reaprender a geri-lo da melhor maneira. 



Não sou uma expert no tema, continuo a tentar aprender a gerir melhor o meu tempo e a criar uma nova rotina, mas tenho aprendido algumas coisas desde que fiz esta mudança e decidi partilhar algumas dicas que eu acho que têm funcionado comigo para conseguir fazer uma melhor gestão do meu tempo.


1. Independentemente de entrar mais cedo ou mais tarde, acordar todos os dias da semana à mesma hora - primeiro, porque o corpo precisa de ter horários fixos para eu não sentir que ando sempre com os sonos descontrolados e cansada (que era o que me acontecia inicialmente) e, depois, porque tendo esse horário sempre fixo, nos dias em que entro mais tarde, consigo aproveitar aquelas primeiras horas da manhã para fazer alguma coisa de produtiva (desde que não fique a procrastinar no sofá).

Disclaimer: eu sei que, para quem tem horários fixos e iguais todos os dias, isto não é aplicável, mas fica aqui a dica na mesma.


2. Apontar tudo na agenda física e no calendário do telemóvel - sim, eu não consigo funcionar só com um, porque não ando sempre com a agenda física comigo e porque, para tarefas mais pequenas ou pequenas coisas pontuais que preciso de fazer, acho mais fácil criar um lembrete no calendário do telemóvel e ele vai-me avisar na hora certa, o que facilita bastante para não me esquecer de nada (o que me acontece com alguma frequência) e para conseguir gerir com as outras coisas que tenho para fazer.


3. Nos dias em que tenho mais tarefas para fazer, crio uma to-do list nas notas do telemóvel para ir dando check e garantir que faço tudo - isto aplica-se sobretudo quando, além dos compromissos que tenho apontados na agenda, surgem tarefas domésticas para fazer em casa ou outro tipo de tarefas à última da hora. Quando consigo ver, concretamente, tudo o que tenho de fazer, acho que é mais fácil organizar-me e orientar o meu tempo por ordem de prioridades.

(Basicamente, como perceberam pelos dois pontos anteriores, eu uso vários métodos de organização em simultâneo porque sou mesmo distraída e, às vezes, acabam por me passar algumas coisas, sobretudo quando são pequenas coisas que surgem à última da hora e que não são habituais.)


4. Quanto à criação de conteúdos para aqui e ao planeamento da semana, a forma mais fácil que arranjei foi definir um dia por semana (normalmente o domingo) para me sentar com a agenda à frente e organizar toda a minha semana: os compromissos de trabalho, treinos, coisas que não são trabalho mas que tenho de fazer, os posts que tenho de planear e publicar, o dia em que tenho de escrever e enviar a newsletter... E tento criar conteúdo nesse dia também, para garantir que, durante a semana, é só mesmo publicar. Faço o mesmo no final de cada mês, mas, desta vez, para planear os conteúdos que quero publicar no mês seguinte no meu caderninho que uso para o blogue e o Instagram - assim, durante o mês, não tenho de me preocupar com ideias de conteúdo para a semana, já está tudo planeado antecipadamente.


5. Criar rotinas específicas para a manhã e a noite: ainda não estou uma mestre neste ponto, mas tenho tentado criar uma rotina matinal igual para todos os dias e para as noites, de modo a que já saiba quanto tempo me demoram aquelas tarefas rotineiras e a ter sempre tempo para as fazer.


6. O mais difícil tem sido arranjar tempo para descansar e fazer coisas que me dão prazer sem sentir que estou a procrastinar. O que tenho tentado fazer (mas ainda em aperfeiçoamento) é aproveitar as tardes do fim-de-semana e/ou do meu dia de folga para descansar no sofá enquanto vejo um filme ou uma série e aproveitar os bocadinhos livres para ler. Nem sempre dá, mas estou ainda no processo!


Se me tivessem de dar uma dica para conseguir gerir melhor o meu tempo, o que me diriam?

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.