"Sei O Teu Nome" | Review

julho 07, 2024

Diana é uma jovem bonita que vem de uma família rica, a quem, em teoria, não falta nada, mas que carrega consigo todos os dias o fardo de um passado que a faz sofrer e a impede de ser verdadeiramente feliz. Quando entra na universidade, em Coimbra, Diana anseia por uma mudança e por alguma liberdade. Do outro lado, temos Alexandre, um jovem atraente e desejado pelas mulheres que o rodeiam, cínico por natureza, que esconde um lado sombrio e misterioso debaixo da sua máscara de charme e beleza. Persistente e enigmático, Alexandre está disposto a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para se vingar, mesmo que isso lhe destrua a vida.



Apesar de parecerem ser dois completos opostos, quando os seus destinos se cruzam, Diana e Alexandre vêem-se obrigados a formar uma aliança perigosa, envolvida numa teia de mentiras. Mas o que pode acontecer quando duas almas atormentadas se encontram e se apaixonam? O que acontecerá quando as mentiras caírem por terra e a verdade vier ao de cima? Será que haverá algum cenário em que Diana e Alexandre podem ter futuro?


Sei O Teu Nome é o livro de estreia da Rute Dias, uma enfermeira que decidiu dedicar-se a full time às redes sociais e que as usa para espalhar mensagens positivas. Comecei a seguir a Rute no ano passado e gostei instintivamente dela e do conteúdo que partilha, por isso fiquei muito entusiasmada e curiosa quando vi que ia lançar um livro, sobretudo por ser passado na minha cidade. Assim que ela anunciou a pré-venda eu fui logo comprar e comecei a lê-lo poucos dias depois de ter chegado cá a casa, tal a curiosidade e o entusiasmo. 



Neste livro, a Rute aborda temas pesados e complicados - a morte, a dependência, o mundo do crime, a vingança... E traz-nos duas personagens que, embora sejam tão diferentes, têm também pontos em comum. Tanto a Diana como o Alexandre querem apenas alguém que os ouça e tente compreender sem julgamentos, que esteja disposto a estar do seu lado aconteça o que acontecer. Acho que acabam por conseguir encontrar um no outro o equilíbrio que precisam para serem uma versão melhores deles próprios e foi isso que me conquistou nesta história. 


Adorei a escrita da Rute, é super simples e clara, mas muito cativante. A cada página eu ficava mais e mais envolvida na história, só queria saber o que ia acontecer a seguir. Gostei bastante da forma como ela conseguiu passar a personalidade de cada uma das personagens através dos seus pontos de vista. Confesso que a minha única crítica reside nas descrições vagas da cidade: sei que, para quem não conhece, não vai fazer de todo diferença, mas para quem conhece bem Coimbra e as suas tradições fica um bocadinho aquém - mas nada que influencie muito a leitura ou retire qualidade à história. 



Penso que o objetivo deste livro foi completamente cumprido e que a autora conseguiu passar a mensagem que pretendia com a história: para podermos estar disponíveis e preparados para amar alguém por completo, temos, em primeiro lugar, de estar bem connosco mesmos e sermos capazes de nos amar primeiro. Foi essa a jornada da Diana e acho que, embora sem ter consciência disso, também o Alexandre percorreu o seu próprio caminho nesse sentido. 


Gostei mesmo muito do livro e, embora eu saiba que não está nos planos da Rute voltar a lançar um livro (para já, pelo menos), acho mesmo que ela tem um talento natural para contar histórias e cativar as pessoas com as suas palavras. Este livro é, mais uma vez, a prova de que em Portugal também se fazem coisas com muita qualidade e devemos apoiar mais os nossos autores! Recomendo muito a leitura para os fãs de romances YA que abordem temas um bocadinho mais sérios.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.