Q&A Livrólico | Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

abril 23, 2024

Desde 1995 que se assinala a 23 de abril o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Foi criado com o propósito de incentivar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor, realçando a importância dos livros como um pilar da educação e do progresso de uma sociedade. 


Como grande amante de livros e acérrima defensora da importância da leitura para a construção de pessoas mais informadas e de uma sociedade mais educada, tolerante e criativa, não podia deixar de assinalar este dia por aqui. Então, decidi aproveitar para me dar a conhecer um bocadinho mais e responder a um Q&A Livrólico (bem ao jeito dos bons velhos tempos da blogosfera). Deixo, desde já, o convite para que vocês também respondem às perguntas que se seguem e partilharem as vossas respostas comigo!


Currently Reading: Tudo O Que Somos Juntos, Alice Kellen



Último livro lido: Esquecidos Em Abril, Fábio Monteiro
Os meus objetivos literários para este ano: Ler 24 livros, pelo menos, incluindo um de José Saramago, um clássico e um livro de não-ficção. 
Livro / Série de livros favorita de sempre: (esta resposta é daquelas que pode variar todos os dias ou todos os meses) A trilogia Os Jogos da Fome, da Suzanne Collins, porque é uma das minhas distopias favoritas e eu devorei completamente os livros (mesmo já conhecendo a história dos filmes).
Um autor que recomendo sempre: Há várias opções, dependendo da pessoa a quem estou a recomendar, mas talvez Taylor Jenkins Reid.
Um livro ou série que eu dei DNF: A série Stars da Anna Todd, li os dois primeiros livros e nem quis ler o resto. 
Um lugar fictício que eu gostava de visitar: Hogwarts, óbvio!
Um OTP que eu adoro: Tenho de dizer dois porque não consigo escolher um - Lara Jean e Peter Kavinsky, de A Todos Os Rapazes Que Amei, e Bridget e Rhis, de Twisted Games.
O meu namorado fictício: Podia dizer muitos, mas o Peter Kavinsky terá sempre o meu coração.
Capa de livro favorita que tenho na estante: Talvez Sensibilidade e Bom Senso, da Jane Austen, ou Mulherzinhas, da Louise May Alcott.

 


Última desilusão literária: Provavelmente, Twisted Love - o que menos gostei da saga.
Um trope que eu adoro ler: Eu acho que friends to lovers ou enemies to lovers.
Um trope que não suporto: Não me lembro assim nada de repente, mas não adoro nada do que seja romances muito tóxicos em que ele é mega possessivo (que é como quem diz, Twisted Love).
A minha personagem principal favorita: Estou muito dividida nesta, mas porque adorei os livros e a evolução da personagem principal, diria a Louisa Clark, de Viver Depois de Ti.
Uma personagem fictícia que me lembre de mim própria: Assim de repente, lembrei-me da Lara Jean, de A Todos Os Rapazes Que Amei.

 


Um lançamento literário pelo qual estou ansiosa: Agora só me lembro do Daydream da Hannah Grace.
A minha leitura de conforto: Qualquer livro do Harry Potter.
A minha personagem secundária favorita: Tenho várias, mas a Ginny Weasley (dos livros, obviamente) é incrível.
A minha adaptação cinematográfica favorita de um livro: A Rapariga Selvagem, que é a adaptação de Lá, Onde O Vento Chora é uma das minhas favoritas.
Um vilão que eu adoro odiar: Não é propriamente um vilão, mas uma personagem que cometeu muitos erros e que eu devia odiar, mas, no fundo, não consigo - o Hardin Scott, de After.
O meu spot de leitura favorito: A praia.
Livro mais longo que já li: Talvez A Filha do Capitão, do José Rodrigues dos Santos.
Livro mais curto que já li: O Miúdo Que Pregava Pregos Numa Tábua, do Manuel Alegre.

 


Não podia terminar este post sem deixar o meu agradecimento público a todos os autores que continuam a publicar, apesar de todas as dificuldades que o processo acarreta, por partilharem as suas histórias com os leitores e deixar também o meu incentivo e a minha mensagem de força a todos os autores que têm histórias guardadas na gaveta à espera de serem publicadas, porque eu acredito que ainda há muito talento por descobrir!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.