A gente vai continuar

maio 29, 2023

 


A primeira vez que ouvi esta música (pelo menos que me ficou na memória) estávamos em plena pandemia e acho que fez particularmente sentido nessa altura, porque estávamos todos a vivenciar uma situação completamente nova e não sabíamos muito bem o que esperar do futuro. Dizia-se que ia tudo ficar bem, mas pouco sabíamos do que realmente ia acontecer. Então, uma letra como esta era perfeita para dar alento aos corações. Em tempos de incerteza, de dúvida e de dificuldade, uma letra que nos fala de esperança, de inconformismo e que apela à nossa coragem de seguir em frente acaba por se tornar quase um hino.


Mais recentemente, voltei a pensar nesta música quando a Rádio Comercial fez esta versão (acima) para celebrar 50 anos de carreira do Jorge Palma, o seu intérprete original, e, uma vez mais, acho que faz muito sentido no contexto em que nos inserimos enquanto sociedade.


Estamos a recuperar de dois anos de pandemia, a viver uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia que está a trazer repercussões para o mundo todo, a entrar numa nova crise económica e, enquanto tudo isto acontece, as alterações climáticas continuam a dar sinal de si um pouco por todo o mundo, resultando em tragédias e catástrofes naturais, isto para já não falar dos relatos de crimes de violência doméstica, violações, homicídios em massa e outros que tais que ouvimos diariamente nas notícias. E sim, eu sei que acabei de pintar um cenário mesmo muito negro do mundo em que vivemos, mas tem um propósito. Apesar de estarmos a viver uma fase complicada a muitos níveis, provavelmente até uma fase de mudança do paradigma mundial, acho que esta música traz uma mensagem de esperança de que todos precisamos para conseguirmos encontrar alguma luz mesmo nos dias mais negros. Enquanto hou
ver estrada para andar a gente vai continuar
.


E vou inserir aqui uma palavra que eu acho que liga muito bem com aquilo que eu interpreto como sendo o significado desta música e que foi uma palavra muito usada durante os tempos de pandemia: resiliência. A resiliência é a capacidade que nós, seres humanos, temos de superar e de recuperar das adversidades. Quando aliamos a nossa resiliência à esperança, temos mais força para enfrentar os dias difíceis, as notícias que nos abalam diariamente, as preocupações que nos inundam. Mesmo quando parece a humanidade está perdida e que o mundo vai acabar, acho importante termos em mente que o que lá vai já deu o que tinha a dar e que quem perdeu há de ter mais cartas para dar. Todos nós temos mais cartas para dar, temos contributos para dar ao mundo, quanto mais não seja à pequena bolha em que nos inserimos. Vamos deixar-nos de pessimismos, de conformismos, de derrotismos e vamos sempre pensar que a gente não vai parar, enquanto houver ventos e mar.


Por isso, este texto é um lembrete de esperança para estes tempos conturbados que vivemos, um lembrete de que há sempre um ponto de luz mesmo nos dias mais escuros e que temos sempre força em nós para continuar. Acreditem sempre!


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.