O paraíso do outro lado da fronteira
Eu sou daquelas pessoas que precisa mesmo de ter aqueles dias em que saio do meu "habitat natural" e vou conhecer sítios novos para poder recarregar baterias. Além de adorar conhecer lugares novos ou revisitar alguns que já conheço, sinto que respirar outros ares me dá logo uma energia diferente e me renova, de certa forma.
Este ano, as férias em família foram num sítio completamente novo para mim, do outro lado da fronteira. Rumámos ao norte de Portugal, onde começámos as férias com um passeiozinho em Ponte de Lima, e depois seguimos até Espanha, rumo ao nosso destino final - a vila de Mondariz Balneário. Esta é uma vila termal que pertence à província de Pontevedra, na região da Galiza, tendo sido o balneário fundado em 1873 e sendo maior centro balnear de Espanha. Reza também a história que foi nesta vila, quando iam a caminho de Santiago de Compostela, que D. Dinis e D. Isabel (Rainha Santa Isabel) casaram. Apesar de ser o mais pequeno município de Espanha, está recheado de uma enorme riqueza natural e histórica. Nesta vila, passa o rio Tea, rodeado de vegetação e trilhos que podem ser percorridos, assim como é ele que permite aos banhistas refrescarem-se na praia fluvial de Mondariz-Balneário.
Foi numa aldeia que pertence a esta vila em que fiquei hospedada, numa lindíssima casa de granito (como todas as da vizinhança), envolvida por imensa natureza e uma paz perfeita para descansar. De destacar a simpatia da dona da casa, assim como de todas as pessoas com quem nos cruzámos nos restaurantes e locais que visitámos (com exceção de um restaurante, onde os empregados não foram tão simpáticos). Todas as pessoas se mostraram muito recetivas, simpáticas e prontas a explicar-nos tudo aquilo que não percebêssemos, de modo a facilitar a comunicação. Sendo uma zona tão próxima de Portugal (pouco mais de 20 km de Monção), foi muito fácil nós compreendermos o espanhol e eles o português, sendo que, inclusivamente, eles usam muitas palavras semelhantes às nossas e o sotaque não é tão acentuado como em zonas mais do interior de Espanha.
A apenas cerca de 30 km de distância desta vila termal, localiza-se a cidade de Vigo com as suas belíssimas praias. Aproveitei para visitar e passar dois dias na maravilhosa Praia do Samil, com as suas águas limpas e quentes. A vista é absolutamente incrível e eu adorei visitar este local.
Ainda deu para explorarmos mais alguns sítios e fomos visitar a cidade de Cangas, também pertencente à província de Pontevedra. Nesta cidade, encontramos praias, imensos restaurantes, parques de diversões para crianças, marinas das quais podemos partir de barco até Vigo ou até às Ilhas Cíes, lojinhas, entre outas coisas. É uma cidade muito bonita, cheia de vida, que eu gostei imenso de conhecer! O concelho de Cangas possui ainda muitas outras praias lindíssimas, algumas mais "selvagens" e de mais díficil acesso, mas que valem completamente a visita. Tive a oportunidade de visitar as praias de Castineiras e da Area Brava, que além de uma areia super branca e de uma água mega transparente, são rodeadas de natureza e permitem uns belos momentos de tranquilidade. Parecia o paraíso!
Playa de Area Brava
Já na viagem de regresso, do lado de cá da fronteira, parámos para conhecer um pouco de Viana do Castelo e, além de ter gostado muito da cidade, fiquei absolutamente deslumbrada com a vista do Santuário de Santa Luzia. É de cortar a respiração!
Foi bom, mas chegou ao fim! Deu para conhecer sítios novos, recarregar baterias e deixou muita vontade de regressar. Espero que tenham gostado deste post, um bocadinho diferente do normal.
Alguém desse lado já conhece ou já visitou estes locais?
Sem comentários: