3 Dicas para quem vai entrar no Ensino Superior

agosto 29, 2022

É muito estranho para mim pensar que, pela primeira vez, não estou prestes a entrar na fase de "regresso às aulas". Essa foi a minha realidade durante 16 anos e é mesmo estranho perceber que a minha vida de estudante terminou, que agora sou definitivamente uma adulta que está numa fase diferente da sua vida. A fase de regresso às aulas foi sempre muito entusiasmante para mim, pela questão de comprar os materiais escolares (porque eu a-do-ro material de papelaria), mas também por voltar a ver os amigos, contar as novidades das férias, ouvir as suas histórias e voltar à rotina que já conhecia. Este ano, não vai haver nada disso e a sensação é muito agridoce, confesso. É bom estar numa fase diferente da vida, mas é muito estranho saber que vou começar completamente do zero, conhecer pessoas novas, construir uma nova rotina... É um pouco assustador! Mas não é disso que vos venho falar hoje...


Apesar de não ir regressar às aulas, eu não queria deixar de marcar esta fase, sobretudo para todos aqueles que este ano entram no 1º da sua licenciatura - os novos "caloirinhos". O post de hoje é para vocês! Decidi trazer-vos algumas dicas que eu considero importantes para esta nova fase que é ser estudante do ensino superior.



1. Vão de mente aberta e aproveitem tudo ao máximo. Todos sabemos que a transição do secundário para a faculdade pode ser difícil, por isso a minha primeira dica é irem de mente bem aberta para tudo e mais alguma coisa - desde as aulas, aos professores e às atividades extracurriculares. Experimentem tudo e mais alguma coisa, pois só assim terão legitimidade para dizer do que gostam e do que não gostam, o que querem e não querem fazer. Aproveitem todas as oportunidades que surgirem e vivam o máximo de experiências, pois são elas que vão marcar o vosso percurso académico. Conheçam pessoas, saiam à noite, vão às aulas... Façam tudo, porque há tempo para tudo.


2. Mantenham o estudo em dia. Eu sei que esta é uma daquelas dicas que toda a gente sabe, mas acreditem que, na faculdade, faz mesmo diferença. Temos tendência a descurar o estudo no início, porque "ainda falta muito para as avaliações", mas se forem sempre tendo a matéria em dia, se tentarem ver a matéria que deram em cada aula antes da aula seguinte, será muito mais fácil compreenderem as coisas, percebê-las e vai facilitar em muito o estudo para as avaliações.


3. Cuidem da vossa saúde mental. Eu acho que a faculdade é um dos maiores desafios à saúde mental de qualquer pessoa, porque a pressão que sentimos para darmos o nosso melhor e sermos bem-sucedidos é muito maior e nem sempre é fácil lidarmos com ela. É mesmo importante ouvirmos o nosso corpo, percebermos quando temos de descansar e tomar decisões que sejam saudáveis, a todos os níveis. Durmam bem, comam bem, não estudem demasiadas horas seguidas, façam pausas, saiam de casa, passem tempo com os vossos amigos... Cuidem de vocês!


Decidi ser muito sintética e partilhar aquelas que eu acho que são as dicas mais abrangentes e mais importantes. Esta nova fase que vão iniciar é muito especial, tem tudo para ser uma das melhores das vossas vidas e eu espero que corra muito bem. Eu vivi 4 anos maravilhosos e espero que vocês possam ter uma experiência tão boa ou melhor que a minha! Podem ler aqui o post que escrevi com 4 lições que aprendi durante a minha licenciatura.


Há caloirinhos desse lado? E a malta que já passou por essa fase, concorda comigo? Que outras dicas dariam?


1 comentário:

  1. Não passei por essa experiência da faculdade por opção própria e também porque comecei logo a trabalhar na minha área, mas para quem vai agora entrar nesta fase, sem dúvida que este post é muito importante.
    Quanto à tua nova aventura pela vida adulta, boa sorte e que tudo te corra pelo melhor. 🤍

    Segue-me:
    Blog | Instagram

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.