"O Monte dos Vendavais" | Review

julho 06, 2022
Hoje venho falar-vos de um clássico da literatura, um daqueles que já quase toda a gente leu e sobre a qual tem uma opinião - opinião essa que eu vim a perceber que não é muito unânime. E por que me surgiu a vontade de ler este livro? Bem, além de ser um grande clássico, eu tenho de admitir que a minha curiosidade foi despertada quando li a saga After e este livro foi mencionado pelos personagens. Desde aí, já ouvi bastante gente dar-me um bom feedback do livro, então a curiosidade só aumentou. Mas posso começar já por dizer que eu não estava preparada para o que iria encontrar - achei que ia estar perante um livro do género Orgulho e Preconceito, mas vi-me metida no meio de uma história bem mais sombria!




O Monte dos Vendavais, de Emily Brontë, é uma história sobre como o passado pode assombrar o presente. É quando um homem, o inquilino da Granja Thruscross, fica preso numa tempestade de neve nas sinistras charnecas do Yorkshire e é forçado a abrigar-se no sombrio Monte dos Vendavais que descobre os tempestuosos acontecimentos que tiveram lugar anos antes. É que aquele lugar estranho foi palco de uma paixão avassaladora entre o órfão Heathcliff e Catherine Earnshaw que, apesar de terem crescido juntos, foram cruelmente afastados pelas diferenças sociais, pelo destino e pela intervenção de terceiros. Contudo, aquilo que os une é mais forte: uma paixão que tudo consome e arrasa com o que se tenta meter entre eles, até a própria morte!


O Monte dos Vendavais não é uma história de amor. É uma história de obsessão, possessão, ciúme, vingança e ira. É uma história recheada de personagens perturbadas, com vidas sombrias que giram em volta do passado e das promessas de vingança. Talvez em toda a história, só haja uma personagem "normal" - o pobre Mr. Lockwood, apanhado no meio de toda uma maldição de uma família que desconhecia.



Como já vos disse logo no início deste post, eu não estava preparada para aquilo que ia encontrar neste livro, então foi difícil entrar no ritmo inicialmente. Não estava a gostar tanto quanto esperava, tive até dúvidas sobre se conseguiria ler o livro até ao fim. Contudo, acho que comecei a entrar no ritmo da história quando Nelly Dean começa a contar a Mr. Lockwood quem foram os Earnshaw, quem é Heathcliff e qual a história do Monte dos Vendavais. Aí, eu fiquei mais e mais cativada a cada palavra da empregada e, tal como o inquilino da Granja, não queria que ela parasse. Esta é uma história pesada e sombria, mas altamente cativante, porque queremos perceber qual o desfecho de tudo e descobrir mais sobre cada uma das personagens


Apesar de eu não considerar que seja uma leitura fácil, acho que vale muito a pena dar uma oportunidade e tentar, embora eu acredite que nem toda a gente consiga levá-la até ao fim. 

Quem desse lado já leu O Monte dos Vendavais?

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.