Sustentabilidade no Dia-a-Dia | Comida, Transportes, etc
A sustentabilidade é um tema que me interessa bastante, sobretudo porque é um conceito cada vez mais atual, motivo pelo qual tenho gostado de trazer-vos posts sobre esse tema aqui ao blogue. Na terça-feira, trouxe-vos um post sobre coisas simples que podemos alterar no nosso dia-a-dia, no que diz respeito à moda e à decoração, para nos tornarmos mais sustentáveis. Conforme prometido, hoje trago-vos a segunda parte desse post, onde vos falo de tópicos relacionados com a alimentação, os transportes e outras alterações que podemos fazer no nosso quotidiano.
- Comida/Bebida
No que toca a este assunto, a ideia principal que temos de reter é combater o desperdício. Todos sabemos que, diariamente, produzimos imenso lixo e desperdiçamos imenso a todos os níveis, por isso temos de começar a tentar controlar um pouco mais isso. Como? Primeira regra fundamental, que já devia estar mais que implementada em todo o lado: reciclar tudo o que for possível. Segunda regra: deixar de usar descartáveis e reutilizar tudo ao máximo. Hoje em dia, faz cada vez menos sentido usarmos louça descartável e isso inclui, por exemplo, as garrafas de água. Há imensas opções giras de garrafas reutilizáveis, por isso já não há desculpas para continuarem a usar as descartáveis!
No combate ao desperdício, é fundamental começarmos a pensar nisso relativamente à nossa comida e às nossas cozinhas. Há imensas formas de não desperdiçarmos comida, uma delas é a famosa meal prep, de que se fala cada vez mais. Planear antecipadamente o que vamos comer, ajuda-nos a gerir melhor os nossos recursos e a fazer compras apenas daquilo que vamos precisar, evitando comprar quantidades desajustadas que acabam por se estragar. É claro que não temos de andar uma semana a comer todos os dias a mesma coisa, mas podemos acondicionar bem a comida e congelá-la para comer daqui a algum tempo. (Confesso que não sou nenhuma expert neste tema, mas podem seguir a Joana Costa Roque, no Instagram, que faz muito conteúdo neste sentido.)
- Transportes
Este é provavelmente um dos tópicos mais difíceis de alterar - falo por mim - porque nem sempre conseguimos encaixá-lo nas nossas rotinas e no ritmo das nossas vidas. Contudo, é sempre importante relembrar que:
- Se têm uma boa rede de transportes públicos, compatível com os vossos horários, é sempre preferível utilizá-los ao invés de utilizar um transporte privado;
- Sempre que tiverem de fazer percursos curtos, nomeadamente se viverem perto do trabalho, optem por ir a pé ou de bicicleta, e assim sempre incluem atividade física no vosso dia-a-dia;
- No caso de estarem a pensar adquirir um automóvel, talvez não seja má ideia, se estiver dentro do vosso orçamento, ponderar comprar um carro elétrico [a Catarina Barreiros tem posts sobre isto no seu Instagram];
- Se têm um colega de trabalho (ou mais) que vive perto de vocês, podem sempre dividir carro com ele.
- Outros gestos simples que podemos alterar:
1. Evitar estar com as luzes acesas, durante o dia, enquanto há luz natural. E, quando saímos de uma divisão, apagar sempre as luzes.
2. Apenas utilizar as máquinas de lavar (louça e roupa) quando estiverem completamente cheias, uma vez que são equipamentos que consomem bastante energia e água. E, ao comprarem eletrodomésticos, tentem optar por equipamentos com melhor desempenho energético.
3. Reaproveitem a água que sai enquanto esperam que aqueça para poderem tomar banho. Podem usá-la para colocar no autoclismo, regar as plantas, lavar as mãos, cozer legumes... É água limpa!
4. Quando precisarem de utilizar o forno para cozinhar, aproveitem que está quente para cozinhar logo várias coisas ao mesmo tempo, para várias ocasiões - acabam por poupar tempo e energia!
5. A produção de carne é uma das indústrias mais poluentes para o nosso planeta, por isso se reduzirmos o nosso consumo de carne já estamos a ajudar e muito.
6. Quando forem às compras, levem os vossos próprios sacos de casa.
7. Com tantas tecnologias disponíveis atualmente, é nosso dever reduzir a quantidade de papel que gastamos diariamente. No caso de serem old school e, como eu, pensarem melhor quando estão a escrever, procurem utilizar ao máximo o papel (isto é, usem ambos os lados, aproveitem sempre folhas de rascunho).
8. Optem, sempre que possível, por ajudar os pequenos negócios, lojas locais e produtores.
Como o post já vai longo e cheio de informação, termino por aqui relembrando-vos que pensar em sustentabilidade é pensar na família, no próximo e em você mesmo (Dr. Augusto Moura).
Sem comentários: