"A Livraria dos Pequenos Milagres" | Review

julho 14, 2025


A Livraria dos Pequenos Milagres, de Mónica Gutiérrez, é um livro para todos os amantes de livros e para todos os que acreditam que a literatura pode salvar. Agnes Martí é uma jovem arqueóloga de Barcelona, que decide mudar-se para Londres em busca de uma oportunidade de trabalho. Depois de várias semanas a tentar sem êxito, uma chuva repentina surpreende-a enquanto dá um passeio, levando-a a abrigar-se na livraria Moonlight Books. Por coincidência, o seu proprietário, o excêntrico Edward Livingstone, está à procura de uma assistente e oferece-lhe o cargo, que Agnes aceita prontamente. Aos poucos, a jovem vai descobrindo o encanto daquela pequena livraria. Até que, um dia. um dos livros mais antigos e preciosos da livraria desaparece. É então que o inspetor John Lockwood entra em cena para se encarregar da investigação e revolucionar a vida de Agnes.


Comecei a ler este livro cerca de um mês depois da minha viagem a Londres e senti-me transportada novamente para aquela cidade mágica que eu tanto gosto, àquelas ruas com um charme especial. Foi bom "revisitar" alguns dos sítios onde estive, imaginar-me dentro desta livraria (criada pela autora, mas que, de certo modo, imaginei como a Daunt Books Marylebone) com estas personagens tão carismáticas. Sem dúvida que uma das coisas que mais gostei foram as personagens, super carismáticas, cativantes e engraçadas, aliadas às menções a zonas da cidade, que me fizeram entrar no cenário por completo.



Acho que este é um livro sobre os acasos da nossa vida que se revelam momentos importantes: Agnes entrou na livraria por acaso para se recolher da chuva e ali encontrou uma segunda casa, um trabalho e, mais tarde, o amor. Aquilo que precisamos, muitas vezes, está ao virar da esquina e não sabemos que precisamos até chegar o momento certo. Mais do que ser um romance ou um livro sobre livros, é um livro sobre mudar, arriscar e seguir os nossos sonhos, mesmo quando parecem quase impossíveis de alcançar.


Este é um livro feelgood: não tem um enredo super complexo e cheio de plot twists, é um livro leve e fácil de ler, que deixa o nosso coração quentinho. Acho que é ideal para ler na altura do outono/inverno, porque tem uma vibe super acolhedora, dá vontade de estar embrulhada em mantas num dia de chuva a ler. Se gostam deste tipo de livros, recomendo muito!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.