"Se Me Pudesses Ver Agora" | Review

dezembro 12, 2022

Não sei se já alguma vez tinha admitido isto aqui assim, de forma declarada, mas eu sou uma pequena caça-pechinchas, sobretudo no que diz respeito a livros. Acho que os livros são bens caros e, portanto, sempre que posso aproveitar vales de desconto e promoções, eu lá estou para aproveitar. Tendo isto em mente, quando fui visitar a feira do livro em Buarcos e me deparei com uma grande quantidade de livros a 5€, decidi logo que havia de levar algum comigo para casa. Depois de muito escolher, acabei por trazer um livro de uma autora que não me era completamente desconhecida e da qual já tinha lido o famoso "P.S.: Eu amo-te".



Se Me Pudesses Ver Agora, de Cecilia Ahern, apresenta-nos um narrador, Ivan, que é um ser imaginário, cuja função é acompanhar crianças que precisem da ajuda de um amigo especial. Ivan está então a ajudar Luke, um menino de 6 anos que vive com a tia, Elizabeth - uma mulher fria, metódica, obcecada com a limpeza e com o trabalho, que não consegue compreender nem aceitar aquela relação do sobrinho com um ser que ela não consegue ver. Após uma rápida pesquisa sobre amigos imaginários, Elizabeth fica mais descansada ao perceber que estes são, geralmente, sinónimo de criatividade e não de solidão, mas o que Elizabeth acaba por perceber é que, talvez, Ivan não seja invisível para ela. 


Eu acho que este é um romance muito fora da caixa, porque nos obriga também a nós a acreditar em amigos imaginários e nos ensina que eles podem ter missões muito maiores do que aquelas que nós pensamos. Este livro traz-nos uma magia especial, uma nova forma de olhar o mundo e, acima de tudo, aquela sensação de quente no coração. Talvez acolhedor seja uma boa palavra para descrever este livro, para mim. 



Este livro ensina-nos que as crianças conseguem ver muitas coisas que os adultos não conseguem porque estão demasiado preocupados com tudo e mais alguma coisa - eu diria que as crianças veem com os olhos do coração, como nos dizia Antoite de Saint-Exupéry. Ao longo dos diversos capítulos, conseguimos ver uma notória evolução de Elizabeth, em que ela aprende a soltar-se mais, a descobrir os seus lados mais divertidos e a ser uma melhor figura parental par Luke. Por outro lado, vemos que também Ivan evolui, porque aprende mais sobre si e sobre os que o rodeiam. 


Concluindo, este livro revelou-se uma grande e agradável surpresa. Uma leitura simples e leve, mas com mensagens subliminares muito importantes. Sem dúvida que eu recomendo imenso que leiam!


Conheciam este livro? Já leram?

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.