Desmistificar a Fisioterapia - Parte 2

janeiro 13, 2021

Há uns tempos, respondi a algumas perguntas que vocês me deixaram no Instagram sobre a Fisioterapia e prometi-vos que haveria de voltar para desmistificar algumas coisas que ouvimos com alguma frequência. É exatamente isso que vou fazer hoje, pegar nalguns dos mitos mais comuns e simplificá-los para vocês. Espero que gostem e que este post vos seja útil!



  • "A Fisioterapia é só massagem", "Fisioterapeutas e massagistas é tudo a mesma coisa" MITO
As diferentes técnicas de massagem fazem parte do leque de modalidades de tratamento disponíveis para o uso do Fisioterapeuta, contudo a Fisioterapia e a intervenção dos Fisioterapeutas vai muito além da massagem, que deve ser integrada num pacote com outras técnicas.

Além disso, a profissão de Fisioterapeuta é muito mais abrangente que a de Massagista e requere uma formação adequada para usar a massagem como ato terapêutico e não como relaxamento apenas. Mesmo que realizem "massagens terapêuticas", os Massagistas normalmente seguem protocolos pré-estabelecidos, enquanto que o Fisioterapeuta tem competências para avaliar o utente e decidir qual a melhor técnica para ele naquele momento.
 
  • "A Fisioterapia só intervém em problemas musculares e ósseos." MITO
A Fisioterapia intervém neste tipo de problemas, sim, mas não só. Como vos disse acima, a Fisioterapia pode intervir nas mais diversas áreas, sendo elas:

- Cardiorrespiratória
- Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos
- Cuidados de Saúde Hospitalar e Cuidados Primários
- Dermatofuncional
- Desporto
- Envelhecimento
- Fisioterapia Aquática
- Fisioterapia na Saúde dos Animais
- Musculoesquelética, Neurologia
- Pediatria
- Pessoas com Amputação
- Saúde da Mulher e Saúde Mental
- Telefisioterapia 

(segundo a APF)



  • "A Fisioterapia é só para quem tem um problema/uma doença ou para os atletas." MITO
Como viram anteriormente, a Fisioterapia pode atuar em muitas áreas diferentes e, além de todas essas áreas, um dos grandes objetivos desta especialidade é a prevenção, por isso a sua atuação vai muito além de pessoas com lesões ou outros problemas e atletas.

  • "Posso fazer Fisioterapia sem um fisioterapeuta." MITO
Não é possível fazer Fisioterapia sem um profissional capacitado por perto, ou seja, se o fizerem sozinhos não é Fisioterapia e se o fizerem com outro profissional de outra área que não seja um Fisioterapeuta também não é Fisioterapia. Se vão precisam de ajuda desta especialidade, procurem os Fisioterapeutas credenciados e capacitados para a fazer, não aceitem que seja feito por pessoas sem as competências adequadas.

  • "A Fisioterapia doi." DEPENDE
O último objetivo de um Fisioterapeuta é sempre curar a lesão ou reabilitar o problema e acabar com a dor, contudo há técnicas utilizadas que podem ser dolorosas e, durante o processo de reabilitação, podem haver momentos em que a dor e o desconforto podem estar presentes. No entanto, se estão a fazer Fisioterapia com um profissional competente, vão ver que, no final, ficarão muito melhores e livres da dor.


Espero que este post tenha esclarecido algumas dúvidas que vocês pudessem ter e que possa ter desconstruído estes mitos em que tanta gente acredita. Uma mensagem muito importante que eu quero que todos retenham é: não façam Fisioterapia com alguém que não é Fisioterapeuta e, se estão a fazer Fisioterapia num sítio onde não vos dão atenção ou onde vos fazem todos os dias a mesma coisa sem obterem qualquer resultado, procurem cuidados melhores e exijam sempre o melhor - é da vossa saúde que estamos a falar.



10 comentários:

  1. Como pessoa que fez fisio durante 10 anos, as primeiras duas fizeram-me gargalhar...
    Obrigada por estes posts, é ótimo saber sempre algo mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que por saber, tão bem como eu, que são descabidas ahahah
      Obrigada eu!

      Eliminar
  2. Gosto imenso destes teus posts, Inês!
    Adoro conhecer sobre cursos novos 😊
    Continua a educar-nos com estes mitos e factos divertidos e úteis!

    Ciela Unlimited

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente, já tive que recorrer a uma Fisioterapeuta quando tive uma lesão na articulação na cabeça do fémur e só tenho a agradecer. Infelizmente, ainda há quem ache que massagista é fisioterapeuta - erradamente! Um pouco como na minha área quando comparam um farmacêutico com um técnico de farmácia.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que apanhaste uma pessoa com competências para te ajudar e que melhoraste.
      Sem dúvida! Há determinadas distinções e informações que as pessoas não entendem, o que, por vezes, pode gerar alguns problemas.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Gostei muito da explicação. De facto, há sempre alguma confusão entre o que mencionaste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que dissolvi alguma dessa confusão. Obrigada!

      Eliminar
  5. A sempre quem ache que um fisioterapeuta é alguém que faz uma massagem e pronto. Já tive várias pessoas na família que recorreram a fisioterapia e sabemos bem os benefícios que a fisioterapia trouxe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom saber que foram bem atendidos e que sabem dar valor. Obrigada!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.