Favoritos de Outubro

Quando, no início de 2020, vos apresentei esta que é a minha (a nossa) nova casa, expliquei-vos o significado da palavra Fika e que este seria um espaço onde partilharia as coisas boas da vida, as coisas que eu gosto, que me fazem sorrir. Disse-vos que este seria um espaço onde partilharia as coisas onde me revejo e com que me identifico. 


Por esse mesmo motivo, decidi que fazia sentido trazer uma nova rubrica aqui ao blogue (muito famosa no mundo da blogosfera e não só), onde partilharei convosco as coisas que mais gostei no meu mês. Não será o típico formato em que vos venho falar das coisas que comprei ou das coisas que usei (embora não negue que possa vir a acontecer, caso eu acha que faz sentido), mas será sim um momento em que vou partilhar convosco frases, músicas, séries, livros, filmes, textos, momentos... Coisas que, de algum modo, marcaram o meu mês e que eu acho que valem a pena partilhar convosco. Espero, sinceramente, que gostem!


Já passámos a primeira semana de novembro, contudo vamos sempre a tempo de olhar em revista para o mês de outubro, por iso... Sem mais demoras, passemos então a elencar os favoritos do mês de outubro!


  • Memórias
Tradicionalmente, na cidade de Coimbra (e em muitas outras do país), outubro é sinónimo de Latada (Festa das Latas e Imposição das Insígnias), que é a festa académica que começa com uma serenata na Sé Nova e e que termina com um desfile no qual os caloiros são vestidos pelos padrinhos com fatos alusivos a um determinado tema (isso depois varia de curso para curso e de faculdade pela faculdade), havendo também o tradicional "morder do nabo"... É uma festa académica que junta todos os estudantes durante cerca de cinco dias e que dá vida àquela que é conhecida como a Cidade dos Estudantes. 

(Recordação do meu 1ºano)

Devido ao momento que o país (e o mundo) atravessa, este ano não foi possível a sua realização e, durante algum tempo, as minhas memórias do Instagram foram invadidas com fotos dos anos anteriores que, por um lado, me deixaram feliz pela oportunidade que tive de viver aquelas duas Latadas, mas, por outro lado, que me deixaram triste por não poder viver a Latada do meu terceiro ano (na qual levaria o nabo) e, sobretudo, por os caloiros deste ano não estarem a ter uma experiência como eu tive.


  • Citação
O livro que tem marcado o meu mês é o Ensaio Sobre a Lucidez, de José Saramago, e por isso a minha citação favorita deste mês é precisamente desse livro. 




  • Episódio de uma série
Se vocês me acompanham pelo Instagram do blogue, sabem que tenho andado a ver a série Brooklyn Nine Nine, uma comédia policial. Não vou entrar em grandes detalhes sobre a série, porque não é sobre isso este post, mas a verdade é que é uma série que me faz rir em todos os episódios e que me ajuda a aliviar o humor e descomprimir, depois de um dia mais cansativo. Contudo, não é meramente uma série de comédia e a prova disso é o episódio que vos venho recomendar hoje: o episódio 16 da 4ªtemporada é, até ao momento, o meu favorito, porque mostra que uma série de comédia consegue também retratar assuntos sérios da atualidade com a seriedade que eles merecem. Neste episódio, é abordado o tópico do racismo pela polícia americana e o abuso da força policial. Curiosamente, foi ao ver um excerto deste episódio que decidi começar a ver a série. Por isso, hoje deixo-vos dois excertos deste episódio que espero que vos deixem curiosos para ver mais!




  • Regresso às aulas
Foi, no início do mês de outubro, que teve início o meu primeiro semestre do terceiro ano e, neste momento, tenho muitos mixed feelings a respeito desse assunto, mas decidi integrá-lo no meu leque de favoritos porque foi realmente bom poder voltar a sentir que estou a fazer algo de útil com o meu tempo, que estou a aprender e também foi bom poder regressar às aulas presenciais (ainda que não seja todas as semanas) e rever alguns amigos. 


  • Álbum musical / música
Foi lançado no final de setembro, mas eu decidi incluí-lo nos favoritos de outubro porque ouvi-o algumas vezes durante este mês e tive, várias vezes, algumas músicas num insistente replay na minha cabeça - O Tempo Vai Esperar, d'Os Quatro e Meia. É um álbum que mistura uma sonoridade à qual já nos vêm habituando (com várias músicas até já lançadas como singles ou cantadas nos concertos), mas também com coisas novas que só enriquecem mais o repertório da banda. Não podia deixar de o trazer até aqui e posso até confessar que, no momento em que escrevo este post, tenho a música Traiçoeira é a Sorte em replay na cabeça.

Podem ouvir o álbum completo aqui.

Ainda dentro deste tópico da música, vejo-me obrigada a partilhar convosco o incrível videoclip da Golden, uma das minhas músicas favoritas do Harry Styles. É um videoclip simples, mas cativante, com imagens de fundo absolutamente incríveis e com uma personagem central que capta para si todos os olhares. Sou fã há muitos anos, mas, cada vez mais, o Harry prova o seu talento e mostra que é realmente feito de arte!



E aqui estão os "primeiros" favoritos aqui do Fika. Gostaram desta nova rubrica por aqui? E o que acharam das coisas que partilhei convosco? Fico a aguardar as vossas opiniões!











4 comentários:

  1. Um mês de outubro inédito para todos nós no que ao nível das experiências e novas sensações diz respeito. Quanto ao nabo, é pena o covid não deixar perpetuar momentos que marcariam a nossa vida. :/

    ResponderEliminar
  2. Hello :)
    Confesso que a memória que mais me ressaltou a ler este post foi mesmo das minhas latadas... Que estranho este ano não haver queima das fitas nem latada... Que ano chato.
    Beijinho e venha de lá um novembro incrível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo estranho... Parece que este ano letivo nem "sabe a nada". Sinto que fiquei parada em março!
      Muito obrigada, espero que o teu novembro também seja incrivel!

      Beijinhos

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.