Livros sobre Mudança
Estamos a entrar na semana da Páscoa e, embora esta seja uma celebração bastante associada à religião cristã, esta época tem uma simbologia importante ligada ao "renascimento" e à reflexão sobre nós mesmos, à possibilidade de mudarmos, termos novas oportunidades e iniciarmos uma "vida nova".
Como alguém que, no ano passado, decidiu fazer uma mudança e passar de um "trabalho seguro" para um outro trabalho em regime de estágio profissional (que, no fim, podia não dar em nada), num modelo de trabalho completamente diferente, posso partilhar que qualquer mudança que nos deixe inseguros ou que seja impactante na nossa vida exige muita reflexão. Eu refleti muito antes de dar o passo em frente e dei-o com muito medo. Contudo, quase um ano depois, estou a iniciar um contrato sem termo no sítio para onde me mudei e sei que o medo da mudança foi compensado pelo bom resultado que ela trouxe.
Mas não quero estar com lições de moral para ninguém. Contudo, acho que podemos refletir muito, aprender muito e até encontrar ajuda nas experiências dos outros, sejam elas reais ou fictícias. Os livros também têm esse poder de nos fazer pensar, de nos ajudar a perceber algumas coisas e até tomar decisões. Por isso mesmo, hoje trago-vos a sugestão de alguns livros sobre mudanças de vida:
- A Biblioteca da Meia-Noite, a perspetiva sobre a vida que vivemos e as múltiplas vidas que podíamos viver se tivéssemos feito algo de diferente.
- Cem Anos de Solidão, contemplamos a forma como uma família vai mudando ao longo de várias gerações, ao mesmo tempo que continua a carregar os fardos dos ancestrais. Faz-nos pensar no impacto que isso pode ter em nós.
- Um Homem Chamado Ove, mostra-nos um homem para quem a vida mudou subitamente e não sabe bem o que fazer com todas as mudanças que têm surgido em si e no ambiente à sua volta.
- Viver Depois de Ti (e os dois livros seguintes - Viver Sem Ti e O Meu Coração Entre Dois Mundos), faz-nos pensar sobre o impacto que as outras pessoas podem ter em nós e as mudanças que sentimos necessidade de fazer quando alguma situação de vida impactante nos acontece.
- Trilogia Os Jogos da Fome e respetivas prequelas, que nos relembra que nunca devemos deixar que o regime social em que vivemos nos impeça de ter vontade de mudar para melhor.
Têm mais sugestões de livros relacionados com este tema? Partilhem comigo.
Sem comentários: