"Estou a Ver-te" | Review

setembro 23, 2024


Estou a Ver-te é um thriller de Clare Mackintosh que nos deixa com a constante sensação de desconforto e necessidade de olhar por cima do ombro para ver se estamos a ser seguidas. É assim que Zoe Walker passa a sentir-se quando descobre que a sua rotina diária foi exposta na Internet para quem quiser encontrá-la. O caminho que faz todos os dias até à estação de metro, o lugar onde espera na plataforma, o seu assento preferido na carruagem... Há alguém a observar todos os seus movimentos. 


Num fim de tarde como qualquer outro, enquanto lê o jornal local, Zoe vê a sua cara num dos anúncios: uma foto de má qualidade, um número de telefone e um website: encontreatal.com. Nos dias seguintes, começam a aparecer fotografias de outras mulheres no mesmo anúncio e Zoe percebe que algumas delas foram vítimas de crimes extremamente violentes, incluindo homicídio. É aí que decide pedir ajuda a Kelly Swift, uma polícia bastante determinada, para saber o que está por trás daquele anúncio perverso. É assim que ambas percebem que alguém anda a seguir todos os seus passos e Zoe começa a viver num completo pânico, com a certeza de que alguém a escolheu como próximo alvo.



Este livro coloca-nos, enquanto mulheres, numa posição extremamente desconfortável porque, se, por um lado, uma situação destas parece bastante longe da realidade, por outro lado, as tecnologias estão mais avançadas do que nunca e sabemos bem que nem toda a gente as usa para o bem, então talvez não seja um cenário tão irreal assim. Ouvimos, diariamente, notícias de mulheres que foram mortas pelos companheiros, e não só, de mulheres que são violadas... E, ao lermos um livro destes, ficamos a pensar o que faríamos se fôssemos nós a estar naquela posição. E é mesmo assustador imaginar isso, por vezes. 


Confesso que não fiquei imediatamente presa à história, mas a partir do meio livro, mais ou menos no momento em que as coisas se começam a desenrolar mais rápido, fiquei completamente presa à história e só queria terminar para descobrir quem estaria por trás daquele esquema perverso. E fui completamente surpreendida! A dado momento, achei que já tinha descoberto tudo e depois... Puff, lá se foram as minhas suspeitas por água abaixo e a autora deixou-me de queixo caído e conseguiu-me surpreender até à última página. Gostei mesmo disso, da forma como o mistério fica mesmo até ao fim do livro.



Não conhecia a autora nem o livro, foi a minha irmã quem mo ofereceu no aniversário, mas fiquei muito curiosa para saber mais sobre os seus livros, porque eu gosto bastante de thrillers e policiais e não costumo ler muito, por isso talvez vá procurar conhecer mais dos livros de Clare Mackintosh! Se gostam de thrillers e daqueles livros que mexem com a vossa cabeça e vos fazem questionar tudo... Então acho que este é indicado para vocês!



Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.