"Se me amas não te demores" | Review

maio 23, 2022
O livro de que hoje vos venho falar foi-me oferecido no Natal passado (2021) e eu confesso que não era um dos que vigorasse na minha wishlist, nem que despertasse a minha curiosidade. Talvez por algum preconceito relativamente ao autor e ao seu tipo de escrita, talvez por o único livro que li do autor ser uma coletânea de textos... A verdade é que as minhas expetativas estavam bastante em baixo quando comecei a leitura. Resta agora saber se fui surpreendida ou não!


Se me amas não te demores, de Raul Minh'Alma, é um livro que assenta muito na frase que todos ouvimos já muitas vezes na nossa vida: o tempo passa a correr. Bem, a verdade é que para Salvador, o nosso protagonista, esta frase é literalmente o resumo da sua vida. Quando era ainda muito pequeno, foi diagnosticado com uma condição genética bastante rara que o faz envelhecer a um ritmo muito mais rápido do que o normal. Com o tempo a passar a uma velocidade estonteante, Salvador vai aprendendo a lidar com a sua condição e a aproveitar cada momento de forma intensa. Por outro lado, a nossa outra protagonista, Linda, sente que a sua vida está completamente estagnada, há já algum tempo. É professora, mãe solteira, vive com a mãe e toda a sua vida é exclusivamente dedicada a cuidar dos seus e ao trabalho. Cada dia na sua vida é apenas mais um dia e as suas vontades são sempre postas em segundo plano para poder dar prioridade às daqueles que a rodeiam. O destino parece querer juntar Linda e Salvador, mas parecem haver tantas barreiras entre ambos...! Será que a relação deles conseguirá aguentar dois ritmos de vida tão diferentes? 


Apesar das baixas expetativas, a premissa do livro pareceu-me curiosa por ser algo tão fora do comum. Mas confesso que o facto de ser algo assim tão fora do comum me deixou com medo que as coisas fossem demasiado irreais. O que é que eu achei realmente? Bem, primeiro que tudo, achei que é uma história que se lê bastante bem e de fácil compreensão. Contudo, não posso dizer que foi uma história que me arrebatou ou que seja um daqueles livros que penso reler no futuro. Foi uma leitura agradável, mas não foi extraordinária - não mexeu o suficientemente comigo e isso é uma daquelas coisas que é muito importante para mim na leitura.

Confesso que não sou grande fã da escrita do autor, que me parece, por vezes, ser demasiado simples e banal, sem ir ao fundo de questões que podiam ser importantes de ser exploradas e tratando as personagens de forma um bocadinho superficial. Parece que todas as personagens são apenas unidimensionais e isso torna tudo um pouco irrealista. Por exemplo, apesar de o Salvador ter aprendido a lidar bem com a sua condição e a aproveitar todos os segundos da sua vida, acho pouco real que tenha tão poucos momentos de frustração, de raiva, de angústia e de fragilidade perante a sua condição. Por mais que alguém aceite o seu destino, tem sempre uma parte de si que não se conforma, que se ressente de alguma forma. E também acho que o autor apenas explorou o lado da vida de Salvador de que Linda faz parte, mas eu acho que seria interessante termos visto mais da sua relação com a sua família e com as outras pessoas que fazem parte da sua vida. 


A primeira metade do livro foi lida com pouca vontade, tenho de admitir, porque não me estava mesmo a sentir cativada pela escrita. Contudo, o avançar da história em si cativou-me, por isso a segunda metade já consegui ler com mais entusiasmo. A minha opinião sincera é que não há um grande plot twist na história, já sabemos o que vai acontecer e acho que o autor podia ter tentado contornar isso de alguma forma. Outra coisa que eu achei que poderia ter sido melhorada é o final. Como disse, já sabemos o que vai acontecer a Salvador, mas... E a Linda? O que lhe acontece a ela e a Francisco? E qual o papel de Henrique? Tudo isso é deixado à nossa imaginação, mas acho que poderia ter havido mais um capítulo a fechar definitivamente a historia. 

Foi uma leitura mediana, que não me surpreendeu propriamente, mas que foi agradável. Respeito quem gosta da escrita do autor e, a esses, recomendo esta história, mas não faz propriamente o meu estilo. 


Já leram este livro? O que acharam? Costumam ler Raul Minh'Alma?

1 comentário:

  1. Costumo gostar muito dos romances do Raul Minh'alma mas confesso que este me dececionou também. Sugiro-te que leias o meu favorito escrito por ele: "Durante a Queda Aprendi a Voar".
    Um beijinho e boas leituras! 🤎😘

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.