6 Hábitos saudáveis para melhorares a tua vida

maio 17, 2022


Estamos todos mais do que fartos de ouvir falar de que é fundamental cuidarmos da nossa saúde e adotarmos hábitos de vida mais saudáveis - eu sei disso, mas não seria eu uma boa (futura) profissional de saúde se não viesse aqui reforçar essa mensagem. A verdade é que sim, precisamos de ter bons hábitos para conseguirmos ter uma vida mais saudável e podermos viver com uma melhor qualidade de vida - e isto é ainda mais importante quando acabámos de viver uma pandemia e percebemos que os seus efeitos foram ainda piores em pessoas com problemas pré-existentes, problemas esses, muitas vezes, resultantes de anos e anos de maus hábitos. 


Ter um estilo de vida mais saudável é muito mais simples do que nós achamos, porque passa por pequenas coisas que podemos fazer no nosso dia-a-dia e que podem influenciar todas as dimensões do ser humano: biológica, psicológica e social. Hoje compilei pequenos hábitos que podemos adotar no nosso dia-a-dia para melhorarem a nossa vida.


1. Comecemos por aquele de que toda a gente fala: praticar atividade física. A atividade física traz-nos tantos benefícios a todos os níveis, que nunca será demais reforçar a sua importância. E atenção: atividade física envolve uma enorme panóplia de coisas - desde caminhar, correr, nada, dançar, ir ao ginásio, fazer jardinagem... Tudo é válido desde que implique movimento e algum esforço físico!


2. Ter uma alimentação equilibrada é um dos hábitos mais importantes a adquirir, em conjunto com a prática de atividade física, mas talvez um dos mais difíceis - falo por mim. É um hábito que exige alguma disciplina e força de vontade, mas depois de entrar na nossa rotina... E é importante ter em conta que ter uma alimentação equilibrada é diferente de fazer dieta. O que importa é comermos um pouco de tudo, sem exageros. 


3. O terceiro completa o trio que eu acho essencial para mantermos um corpo saudável: dormir bem. Uma boa noite de sono é fundamental para que todos os sistemas do nosso corpo funcionem adequadamente. E eu sei que isto parece só paleio, mas é mesmo verdade. Basta-vos fazer uma pesquisa rápida no Google para perceberem a quantidade de evidência científica que suporta isto. Tentem regular as horas a que se deitam e a que acordam, para que o vosso corpo consiga criar uma rotina e descansar o suficiente.


4. Guardem tempo diariamente para fazerem coisas que vos dão prazer. Sim, é importante termos um corpo saudável, mas precisamos igualmente de cuidar da nossa saúde mental. O ritmo das nossas vidas pode ser realmente stressante e frenético e isso pode levar-nos a entrar numa espiral muito pouco saudável. Por isso, é importante encontrarmos pequenos momentos ao longo dos dias onde façamos algo que realmente gostamos e que nos deixa felizes e relaxados, de modo a recarregarmos baterias - isso pode incluir ler, ver um filme ou uma série, ouvir música, meditar, dançar, dar um passeio na natureza... Qualquer coisa que vos faça realmente sentir bem!


5. Não perder tempo a preocupar-nos com coisas que não estão sob o nosso controlo, incluindo aquilo que os outros pensam sobre nós. E isto é algo complexo de se fazer, mas que é fundamental para a nossa saúde mental e para o nosso bem-estar geral. É provavelmente um dos hábitos mais difíceis de adquirir e que vai tomar algum tempo, mas nada é impossível.


6. Rodearmo-nos de pessoas que nos fazem bem. Mais uma vez, um hábito fundamental para a nossa saúde mental. Pessoas tóxicas, que nos fazem sentir mal connosco mesmos, não fazem falta. Só faz falta na nossa vida quem nos faz felizes, quem nos apoia em todos os momentos e nos faz sentir aceites exatamente da forma que somos.


Eu sei que é sempre mais fácil falar do que fazer, mas só custa começar. Definam um dia para começar um hábito novo e depois só têm de o repetir até que ele fique integrado na vossa rotina. É claro que não podemos mudar tudo de uma só vez, mas temos de começar por algum lado e, aos poucos, ir integrando novos hábitos até que eles deixem de ser novos!




1 comentário:

  1. Não podia concordar mais com este post. Adoto essas medidas e sinto muito a diferença.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.