"Monstros Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore" | Review

maio 10, 2022

Já não é segredo para quem me segue que eu sou uma apaixonada pelo mundo de Harry Potter e pelo Universo criado à sua volta, no qual se inclui a saga "Monstros Fantásticos", cujo primeiro filme foi lançado em 2016. Após ter visto o primeiro e o segundo filmes (e lido os respetivos guiões, nos livros), eu estava em pulgas para, finalmente, poder ver o 3ºfilme - aquele que prometia uma maior ligação à história de Harry Potter, por ser focado em Dumbledore, uma personagem fundamental da saga Harry Potter. Aliás, algumas das coisas contadas neste filme sobre Dumbledore, já eram do conhecimento de qualquer pessoa que tivesse lido os livros de Harry Potter. Então, lá fui eu ao cinema ver o 3º filme desta nova saga. Segundo comentários que já tinha lido, toda a gente parecia concordar que este é o melhor filme dos 3. Será que eu também achei o mesmo?



Em Monstros Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, vive-se uma das fases mais negras da história da feitiçaria. O poderoso Gellert Grindelwald, um feiticeiro das Trevas, prepara-se para controlar o mundo da magia e não só. Do lado oposto, temos o professor Albus Dumbledore a perceber que não o poderá impedir sozinho e, como tal, precisa da ajuda de Newt Scamandar para liderar uma equipa composta por feiticeiros e pelo seu amigo muggle, Jacob Kowalski. Embarcam então numa perigosa missão, na qual encontram antigos e novos monstros e defrontam a crescente legião de apoiantes de Grindelwald, que está prestes a tornar-se o Presidente da Confederação Internacional de Feiticeiros. Contudo, Dumbledore percebe que não irá conseguirá ficar de fora desta luta e vê-se obrigado a intervir, mesmo sem saber quais as consequências das suas ações.


Por onde começar? Bem, vou começar por falar de uma coisa que, antes de ver o filme, me tinha deixado bastante chateada - a troca de ator da personagem de Grindelwald. Se há coisa que me irrita nos filmes é quando mudam de atores a meio de uma saga, porque acaba por estragar um pouco a mística toda. Contudo, depois de ver o filme, não posso deixar de concordar que Mads Mikkelsen é um Grindelwald excelente e que fez um trabalho extraordinário a interpretar este vilão. 



E agora está na hora de dar o meu veredito e concordar com uma maioria das opiniões que li: este foi, sem sombra de dúvidas, o meu filme favorito dos 3. Não sei explicar exatamente se por toda a ação que sucedeu, se por, finalmente, conhecermos um pouco mais sobre a ligação do Dumbledore e do Grindelwald, mas a verdade é que eu gostei mesmo muito deste filme. Achei que deu resposta a todas as questões que ficaram levantadas do segundo filme - bem, a quase todas, porque a Nagini desapareceu por completo e nem se quer foi mencionada neste filme, o que não faz muito sentido, tendo em conta a sua importância no filme anterior. 


Gostei muito também da forma como eles abordaram a relação do Dumbledore e do Grindelwald, algo que eu acho que não é muito comum neste tipo de filmes, e gostei que tivessem explicado um pouco mais sobre Ariana, a irmã de Dumbledore, algo que ficou pouco explicado nos filmes de Harry Potter (embora nos livros seja mais desenvolvido e eu ache que haja algumas incongruências entre a história que é contada nos livros de Harry Potter e neste filme). Uma outra coisa de que gostei imenso neste filme foi terem dado um destaque ao Jacob como um membro daquela equipa que vai tentar mudar o mundo, mesmo que ele não seja um feiticeiro. Também gostei muito da nova personagem que surgiu, a professora Hicks, e do relevo que deram à Bunny, que foi uma peça fundamental neste filme. Por fim, há que falar do desfecho do Credence, que confesso que me surpreendeu muito e que eu espero que seja mais desenvolvido num próximo filme.



De um modo geral, achei que a história estava muito bem construída, de modo a que tudo fizesse sentido e acontecesse no timing certo - mesmo que alguns acontecimentos fossem previsíveis, não deixa de ser entusiasmante confirmar se as nossas suspeitas estão ou não corretas. Apesar de o final não ter sido deixado em aberto, acredito que vá existir um 4º filme, porque, afinal de contas, ainda não se deu o derradeiro e famoso duelo entre o Dumbledore e o Grindelwald e eu acho que estamos todos à espera desse grande momento!


E vocês, já viram este filme?

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.