Como tornar a tua semana mais produtiva: 7 passos simples

março 30, 2022

Todos nós gostávamos de ter o grande truque do sucesso para que tudo na nossa vida corresse exatamente da forma que queremos, mas já percebemos que as coisas não funcionam exatamente assim e que não há propriamente um truque magico para fazer as coisas acontecerem. Contudo, eu sou das que acreditam que o sucesso depende de nós, daquilo que nós fazemos a respeito dos nossos objetivos, da nossa disciplina, do nosso foco. Mais, para mim, o caminho do sucesso começa com duas pequenas coisinhas: organização e produtividade. E já falei várias vezes sobre este tema por aqui, porque é algo que me interessa, e já expliquei que produtividade não passa por conseguir fazer tudo e mais alguma coisa como se fôssemos super heróis e os nossos dias fossem intermináveis. Não, eu acho que a produtividade tem sobretudo a ver com a forma como organizamos e gerimos o nosso tempo, com o foco que dedicamos às tarefas que realizamos e com o facto de não perdermos tempo a fazer coisas que não nos trazem nada de útil (ou seja, a procrastinar). 


Passando esta introdução à frente, vamos ao que me (nos) trouxe hoje aqui. Porque isto da produtividade não é algo fácil, que se consiga de um dia para o outro, e também não é propriamente uma coisa constante, decidi compilar 7 passos para tornarmos a nossa semana mais produtiva. São pequenas dicas de coisas a implementarmos no nosso dia-a-dia de modo a aumentarmos a nossa produtividade. Ressalva importante: isto tem uma base zero científica e não sou profissional deste assunto - tudo o que partilho aqui sobre o tema vem da minha experiencia, da minha opinião e daquilo que vou lendo. 




1. No início da tua semana, faz uma lista com todas as tarefas que tens mesmo de fazer, organiza-as e distribui-as pelo tempo que tens disponível de acordo com a sua prioridade. Há tarefas que têm mesmo de ser feitas e, por isso, é importante que elas estejam bem assinaladas (numa agenda ou em qualquer que seja o método de organização usado) e organizadas de acordo com a sua importância, de modo a que as prioritárias sejam feitas em primeiro lugar. No meio disto tudo, é importante não sobrecarregar um só dia, distribuindo as tarefas pelos diferentes dias.


2. Pode ser util criar "blocos de tempo" no teu calendário, atribuindo logo a cada um deles uma tarefa. Se reservares logo determinados períodos para fazer uma determinada tarefa, aquele tempo não será ocupado com outra coisa e fica pré-definido que essa tarefa irá ocupar aquele tempo naquele dia.


3. Utiliza checklists / to-do lists para ires riscando as tarefas já completas. Poder visualizar as tarefas a serem concluídas ajuda a ter uma visão mais positiva e mais motivada para aquilo que ainda falta fazer.


4. Não penses demasiado sobre o que tens a fazer, simplesmente começa. A causa da nossa procrastinação reside, muitas vezes, na nossa capacidade de "engonhar" e de "arrastar" as nossas tarefas no tempo, ao invés de simplesmente pormos mãos à obra. É óbvio que nem todas as tarefas que temos para fazer são agradáveis, mas elas têm de ser feitas de qualquer das formas, por isso não vale a pena adiá-las. Quanto mais rápido começarmos, mais rápido elas ficam feitas.


5. Quando estiveres a organizar o teu dia / a tua semana, lembra-te de teres margem de manobra para o caso de surgirem imprevistos e deixares tempo disponível para ti. Para evitarmos a "produtividade tóxica", é fundamental conseguirmos tirar tempo dos nossos dias para nós mesmos, para fazer coisas que nos deem prazer, que não sejam uma preocupação, mas sim uma forma para relaxar do dia.


6. Manter o teu local de trabalho / estudo organizado. Pode parecer estranho, mas a verdade é que quando as coisas à nossa volta estão organizadas, nós temos menos distrações a rodearem-nos e por isso conseguimos estar mais focados nas nossas tarefas, sendo mais produtivos.


7. Descansa bem, alimenta-te bem e mantém-te ativo. Eu sei que esta é aquela dica bem cliché, mas ela tem uma razão de ser. Um corpo saudável contribui em muito para uma mente saudável. Se o nosso corpo estiver bem, se tivermos descansado bem, se a nossa alimentação for equilibrada e praticarmos atividade física, o nosso cérebro estará mais bem preparado para se poder concentrar nas tarefas do dia-a-dia e, por isso, conseguimos ser muito mais produtivos. 


Consideram-se pessoas produtivas? Acham que estes 7 passos vos vão ajudar?

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.