"Velocidade Furiosa 9"

setembro 14, 2021

As estreias do cinema de 2021 têm-me agradado particularmente e eu tenho curiosidade de ver imensos dos filmes que têm saído nos últimos tempos. Um filme que eu queria mesmo muito ver era o Velocidade Furiosa 9, visto que, no início deste ano, fiz maratona dos 8 filmes e acabei por adorar a sequela, ficando super curiosa por ver o que seria este novo filme. Se já estava curiosa porque queria perceber qual a continuidade que dariam à história, tendo em conta que, agora, o Dom tinha um filho, ainda mais curiosa fiquei quando vi o trailer e percebi que o Han (personagem que, supostamente, tinha morrido em Tóquio) iria regressar. Assim sendo, mal tive oportunidade, vi este nono filme. Será que me surpreendeu ou me desiludiu?


Velocidade Furiosa 9 começa por nos contextualizar sobre a nova vida de Dom, uma vida tranquila e longe de tudo e todos, que partilha com o seu filho Brian e Letty, ao mesmo tempo em que conhecemos um pouco mais sobre o seu passado, nomeadamente, sobre as circunstâncias da morte do seu pai. Contudo, o perigo está permanentemente à espreita, pelo que a tranquilidade da vida de Dom não dura muito. A equipa volta a reunir-se para travar um plano que pode mudar o mundo, plano esse liderado por alguém que Dom conhece muito bem: o seu irmão desaparecido, Jakob.

(Daqui em diante, podem haver pequenos spoilers - fica na vossa consciência prosseguir com a leitura.)


Começando pelo geral (e só depois partindo ao particular), este filme vem na linha dos últimos, com cenários em que a mais alta tecnologia está prestes a cair nas mãos erradas e pode acabar com o mundo tal como o conhecemos. Tem o seu quê de "fantasia" e "efeitos especiais" a que vimos sendo habituados mas, embora haja coisas que todos sabemos serem irrealistas, eu não vejo isso como um impedimento para gostar do filme. Todos sabemos que é meramente um filme, onde os realizadores e produtores podem dar largas à imaginação, por isso cabe-nos a nós entrar nesse universo alternativo.


Passando agora a falar de coisas mais específicas... Temos a Ramsey como personagem do núcleo principal, à semelhança do que havia já acontecido no último filme, o que eu acho uma grande vantagem, porque, aliada ao Roman e ao Tej, cria um núcleo muito divertido, além de trazer, obviamente, as suas capacidades essenciais para a resolução de tudo. Neste filme, temos também o regresso da temível Cipher, que continua a conseguir manipular todos à sua volta e escapar dos crimes que comete (ups, desculpem o spoiler).  E, em termos de personagens, temos duas grandes surpresas: o regresso do Han do "mundo dos mortos" e o aparecimento de Jakob, o irmão de Dom e Mia.


O reaparecimento do Han era o grande mistério deste filme e, embora tudo nos seja explicado, devo admitir que fiquei um pouco confusa sobre como a encenação da sua morte se desenrolou - talvez saibamos algo mais sobre isso brevemente, devido a uma cena que aparece mesmo no fim do filme, após os créditos. Relativamente a Jakob, achei que a história fez todo o sentido e foi bom conhecer um pouco mais sobre o passado da família Toretto


Resumindo e concluindo, gostei imenso do filme e fico à espera de possíveis novidades relativamente à continuação da saga ou a novos filmes de Hobbs & Shaw, que também me parecem ser possíveis de acontecer, no futuro. 

Desse lado estão fãs de Velocidade Furiosa? Quem já viu este novo filme, o que achou?



Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.