6 coisas que aprendi em 15 anos a estudar

Tenha eu que idade tiver, faça eu o que fizer, o mês de setembro será sempre sinónimo de regresso às aulas, para mim. E, ao contrário da maioria das pessoas, eu ficava sempre entusiasmada com a chegada do mês de setembro: é claro que o fim do verão me deixava triste, mas sempre adorei toda a azáfama de comprar livros e material escolar, de preparar a mochila, de voltar a ver os meus amigos e de voltar a ter uma rotina. Mesmo atualmente, indo para o último ano da licenciatura e começando o semestre apenas em outubro, fico super entusiasmada com a chegada de setembro e começo logo a preparar tudo para regressar à faculdade. 


A meio daquele que é o mês do regresso às aulas da maioria dos estudantes portugueses, quis trazer-vos um post relacionado com este tema, mas diferente daqueles que já trouxe e que se costumam ver por aí. Como sabem, vou para o 4º e último ano da licenciatura, o que significa que já sou estudante há 15 anos (a caminhar para os 16) e, por isso, acho que, ao longo de todos estes anos, fui aprendendo algumas coisas sobre o que é ser estudante. Por isso, hoje partilho convosco 6 coisas que aprendi ao longo de 15 anos enquanto estudante.


1. Somos todos pessoas diferentes, que pensam e aprendem de forma diferente, por isso one size does not fit all. Todos aprendemos a ritmos diferentes, de formas diferentes e processamos a informação de forma diferente, fazendo raciocínios diferentes acerca do mesmo assunto. O método de estudo que funciona melhor comigo não tem de funcionar da mesma forma com a pessoa do lado e está tudo bem com isso! Está tudo bem se não formos todos uns crânios a matemática e se formos melhores a português. Um erro que ainda está muito enraizado na educação portuguesa é que temos de ter todos excelentes notas a tudo e sermos todos excelentes alunos e encaixar todos tudo da mesma forma, como se não fôssemos pessoas diferentes que interpretam as coisas de formas diferentes. Isso está tremendamente errado! Como pessoas diferentes que somos, não temos de ser todos ótimos a tudo, é normal sermos melhores nalgumas coisas que noutras, gostarmos mais de umas disciplinas que doutras e encaixarmos as coisas de forma diferente, porque somos diferentes e pensamos de formas diferentes!

2. Estudar demasiadas horas seguidas, sem parar, não é sinónimo de melhores notas. A mentalidade de muitas pessoas é de que, quanto mais horas estudarem, melhores notas terão e isso não está correto. De que vale estudarmos 5 horas seguidas, se não conseguimos interiorizar nada nem ser produtivos? Estudar meia hora de forma produtiva e concentrada é muito mais proveitoso. O descanso é fundamental para que o nosso cérebro consiga funcionar na sua perfeição e tem um papel muito importante no nosso rendimento e aproveitamento escolar. Por isso, em vez de estudar imensas horas seguidas, é muito mais proveitoso estudarmos durante períodos mais pequenos de tempo, intercalando-os com pequenas pausas, e aproveitar para descansarmos bem!


3. Sermos organizados é meio caminho andado para sermos bons alunos. Estudar é importante, estar atento nas aulas é importante, mas sem organização isso vale de pouco. Conseguirmo-nos organizar nas tarefas todas que temos, incluindo as extracurriculares, é fundamental para sermos bons alunos e permite-nos fazer tudo sem deixarmos nada para trás.


4. Os professores podem ser alguns dos nossos exemplos mais importantes. Acho que todos nós identificamos alguns professores que nos marcaram mais que outros (de forma positiva ou negativa) e nem sempre percebemos que, muitas vezes, são alguns dos nossos exemplos de vida mais importantes e que nos ensinam coisas que podem ir muito além das contas de matemática ou das orações de português. Ensinam-nos sobre tolerância, paciência, respeito. No momento, nem sempre sabemos reconhecer a importância que determinado professor tem para nós, mas, à distância, conseguiremos identificar como alguns deles se tornaram influências no nosso crescimento.


5. Talento ajuda, mas o trabalho é determinante. Há determinadas pessoas que, naturalmente, têm mais inclinação para um determinado tema, que têm mais talento para uma certa área, contudo o talento nem sempre é suficiente. É o trabalho duro que nos traz mais recompensas e que nos permite ir mais longe, mesmo que, à partida, não sejamos tão dotados como outros. Work hard pays off.


6. Não devemos ter medo de falar e expor as nossas dúvidas por causa dos outros. É muito frequente existirem situações em que temos uma dúvida ou em que achamos que sabemos a resposta correta mas não dizemos porque temos medo de errar ou daquilo que os outros vão pensar de nós. E isso é uma tremenda estupidez! Eu fiz isso imensas vezes, fiquei calada quando sabia as respostas porque não queria "armar-me em sabichona". Contudo, agora percebo o quão ridículo é. Se sabemos, porque havemos de nos diminuir? Que se lixe aquilo que os outros pensam! Não devemos, nunca, ter medo de falar sobre o que quer que seja e expressar as nossas opiniões. A voz é uma das nossas ferramentas mais poderosas!


Se vocês tivessem de enumerar uma coisa que aprenderam enquanto estudantes, o que seria?



1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.