Favoritos de Dezembro

 And with that 2024 comes to an end...


Que loucura, não é? Dezembro a chegar ao fim e com ele o fim também de mais um ano. É absurda a velocidade a que o tempo passa quando nos tornamos adultos... Quando somos crianças ou até mesmo adolescentes, parece que não temos esta noção, mas quando somos adultos parece que nos apercebemos de como o tempo passa cada vez mais rápido e como, por vezes, não o aproveitamos da melhor maneira. Contudo, também é verdade que, ao mesmo tempo que sentimos que o tempo corre veloz, quando olhamos para trás, também conseguimos perceber a imensidão de coisas que cabem num ano, tudo quanto acontece em doze meses.


Mas ainda não chegou o momento de fazer o balanço de 2024 - deixamos isso para o ano. Agora, enquanto ainda temos algumas horas deste ano pela frente, falemos de como foi dezembro e de todas as coisas boas que ele trouxe. Eu acho que posso falar por quase toda a gente quando digo que dezembro é sempre um mês muito preenchido e ocupado. É um mês de grande azáfama, de muitas coisas a acontecer ao mesmo tempo e, no geral, é um bom mês. Este ano não foi exceção.



À semelhança do que tenho feito nos últimos anos, este ano decidi criar um "calendário de advento" para o FIKA e, desde o dia 1 ao dia 25, houve todos os dias conteúdo novo a sair no Instagram (e alguns desses dias aqui também no blogue). Foi um desafio para mim, mas foi a prova de que é possível com muito planeamento e organização, para que nunca falhasse. Se não viram tudo, podem ter acesso ao conteúdo todo que saiu aqui.


Dezembro é, normalmente, o mês do ano em que vejo mais filmes. E porquê? Porque sou uma fã de filmes pirosos de Natal, daqueles que uma pessoa sabe logo qual é o final, mas que deixam o coração quentinho e que não nos obrigam a pensar muito. Este ano, vi:

  • Grounded for Christmas, dei 3 estrelas porque não me convenceu a 100%;
  • Christmas With The Darlings, que adorei e dei 5 estrelas porque, para mim, é um verdadeiro filme de Natal sobre a importância da família;
  • Red One: Missão Secreta, que foge aos filmes pirosos e lamechas, tendo um bocadinho mais de ação, mas que eu gostei imenso e por isso também dei 5 estrelas;
  • Christmas 9 to 5, 4 estrelas, muito fofinho também;
  • Last Christmas, 4.5 estrelas, porque me surpreendeu bastante.

Em relação a séries, não vi nada de novo, até porque me deu vontade de voltar a ver NCIS: Los Angeles e, por isso, tenho andado a fazer binge watching de vários episódios - tornou-se a minha rotina pós-trabalho e tem-me sabido mesmo bem. Tirando isso, apenas acabei de pôr em dia os novos episódios de 9-1-1  e Chicado P.D., que entretanto voltaram a entrar em pausa.


Passando agora aos livros, contrariamente a novembro que foi um mês "mais fraco" em termos de leituras, dezembro foi um mês bastante produtivo, para acabar o ano em bom. Terminei Levantado do Chão, que comecei ainda em outubro mas que não me conquistou a 100% e por isso foi uma leitura mais lenta, e The Cinnamon Bun Bookstore, que comecei em novembro e que gostei imenso. Já começados em dezembro, li o Estar Vivo Aleija do Ricardo Araújo Pereira, que me foi emprestado por uma utente na sequência das nossas conversas nas sessões de tratamento, que foi uma leitura rápida mas que me arrancou muitas gargalhadas. E, estando no mês de Natal, não poderiam faltar leituras temáticas, por isso li ainda Um Natal Mágico em Nova Iorque e The Christmas Tree Farm, dois ótimos livros para entrar no espírito do Natal e duas leituras bastante rápidas.

No meio destas leituras, houve muito tempo para jantares em família e com amigos. Revisitei alguns restaurantes que já conhecia, como o Honorato e o Panda, com a minha mãe, e o Itália, com amigos; tive o jantar da clínica onde trabalho num sítio bastante especial, chamado Casa Costa Lobo, em Coimbra, que é uma casa privada (que mais parece um museu), mas que a sua proprietária tem a amabilidade de abrir para visitas e alugar para jantares e festas; conheci ainda um novo restaurante, em Coimbra, Legumes e Outros Vícios, um restaurante de comida saudável que também vende comida para fora (aliás, foi pelas marmitas que começaram), que gostei imenso e recomendo! 


Da comida passamos para a música e as menções honrosas de dezembro vão para: a música de Natal da Rádio Comercial, que, mais uma vez, não desiludiu; a música Parece Que Foi Hoje, da Mónica Teotónio com o Tiago Nogueira; APT, da Rosé com o Bruno Mars; e a Tiques de Rico, dos Quatro e Meia com o Miguel Araújo. Por falar nestes últimos, foi também em dezembro que tive oportunidade de ver e ouvir o concerto ao vivo que deram no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, disponível no Youtube (e que me deixou com imensa pena de não ter ido).


Para fechar as atividades de 2024, como é já habitual, tive a atividade de Natal dos escuteiros e passámos pela Mata Nacional do Buçaco, onde já não ia há alguns anos, mas que é um sítio verdadeiramente magnífico e digno de visita em qualquer altura do ano - por isso, fica aqui a recomendação.


E como Dezembro é mês do Natal, não podia deixar de mencionar esta que é a minha altura do ano favorita. O Natal foi passado em família e não há nada melhor que isso. Houve boa comida, boas conversas, gargalhadas e jogos. Este ano, joguei dois jogos novos que gostei imenso e recomendo para umas boas gargalhadas: Cartas com Tomates (este só para adultos ahah) e Código Secreto - garantem um excelente serão! 

Para terminar o ano, fui ainda celebrar o aniversário de uma das minhas melhoras amigas e fomos ao Rex Bowling, em Cantanhede, que basicamente é um enorme salão de jogos. Jogámos bowling, que já não jogava há imensos anos, mas nem me saí mal, e depois joguei, pela primeira vez, laser tag e diverti-me imenso, quero muito repetir. É um plano diferente e super divertido para fazerem com amigos, aconselho muito.


E assim dezembro chegou ao fim e com ele 2024... O que terá janeiro de 2025 na manga para nós? 

Tenham umas ótimas saídas e umas entradas ainda melhores! Até para o ano!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.